terça-feira, 2 de dezembro de 2014

FIÉIS FAZEM FESTA SUPRESA AO PÁROCO PADRE JEAN PAUL

Pároco Padre Jean Paul


Padre José Boeing recebendo presentes das mãos da Senhora Divina

Apesar de o dia ser hoje, dia 02, vários fiéis, no dia de ontem, chegaram de surpresa à casa paroquial, surpreendendo o Padre Jean Paul, felicitando-o pela passagem de seu aniversário. Houve muitas felicitações, entrega de presentes, houve também uma retrospectiva de sua vida e de sua maneira de ser, contada em verso pela professora Maria França; após essas homenagens, ainda foi cantado o “parabéns para você” e foi servido um coquetel ofertado pelos presentes. 
Professora M. França homenageando os padres
Aproveitando o ensejo, e a presença do Padre José Boeing foi comemorada também os vinte e quatro anos de vida sacerdotal do mesmo, e dos trinta anos de atuação da Ordem do Verbo Divino em nossa região (faremos uma matéria brevemente sobre esses dois acontecimentos). Padre Jean Paul, já está em nossa paróquia há três anos e recentemente foi nomeado Pároco da Paróquia Santíssima Trindade. É uma pessoa humilde, brincalhona e que está ganhando a simpatia e a amizade de todos. Parabéns Padre, que Deus continue lhe abençoando sempre; que sempre lhe mostre o caminho certo para onde conduzir suas ovelhas. Mais quem é realmente Jean Paul Komi Sikpe? Para conhecer melhor o Padre, clique abaixo para ler a matéria completa, e mais fotos do evento surpresa.

Pena que é Santista... 



Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.

Quem sou eu...
Eu sou Jean-Paul Komi Sikpe. Nasci num vilarejo, no Sudeste de Togo de nome de KOUVÉ, no dia 2 de Dezembro de 1976. Sou o quarto dos seis filhos que nasceram de Barthelemy Kossigan Sikpe e de Vicência Massan Kossi Agbovi. Em 1984, com a permissão de meu pai e de minha mãe, comecei a catequese no meu vilarejo mesmo (KOUVÉ) que também é a sede da paróquia dedica ao Cristo Rei do Universo
Padre Jean Paul e Padre José Boeing
Fui batizado no dia 7 de Setembro 1985 com nome JEAN-PAUL e no dia seguinte fiz a Primeira Comunhão na mesma Igreja. Desde então comecei a caminhada cristã no grupo de infância missionária (Coração valente, Alma valente CV, AV) que é um movimento de ação católica. Nosso trabalho era limpeza da Igreja, visita nas famílias, participação nas missas e reunião tudo domingo de tarde onde o Pároco conta para nos a história da Bíblia e fazia perguntas depois às explicações para ver se nós estávamos participando de verdade. Um dia, o Pároco que era um italiano da Congregação dos combonianos perguntou a uma turma de 100 crianças: “quem quer ser Padre”.  
Recebendo o presente das mãos da senhora Cleuza
 Assim levantei minha mão (naquele dia éramos 5 que levantaram as mãos). Na verdade o que me animava é o trabalho dos missionários: na escola, dedicação para a formação dos catequistas, a caridade que eles faziam, somando a dedicação pelo outro. Entrei no Seminário Menor SÃO PIO X de AGOÉ-NYIVÉ (nome de um vilarejo perto da capital de LOMÉ, capital de Togo) que era da arquidiocese de LOMÉ, em Setembro 1987. Em 1991, o Seminário Menor fechou as portas por causa da situação política de Togo naquele tempo. O vento de Leste (democracia) que soprava sobre África, chegou ao Togo e a Igreja sentiu o choque. 
O bolo em homenagem ao time do coração
Voltei para meu vilarejo para continuar o estudo. Comecei a participar de grupo de jovem da paróquia ajudando na catequese e também na liturgia na formação de um coral que animava as celebrações da paróquia. Na escola fazia parte do movimento de ação católica JEC (Juventude Estudante Católica). Mesmo que estava na minha cidade, eu participava no grupo dos vocacionados e vocacionadas. Depois o terceiro grau foi para a capital de Togo (LOMÉ) para cursar a faculdade. Sabendo que naquela época só temos uma faculdade pública em Togo. Hoje, temos duas. 
Apagando a vela
Foi aí que eu encontrei com a Congregação do Verbo Divino no ano 2000. Comecei o acompanhamento, e em 2002 entrei na no postulantado. Julho 2004- Julho 2005, eu fiz a Noviciado na cidade de NKWATIA-KWAHU em Gana e terminei o noviciado com a profissão dos primeiros votos no dia 20 de Julho de 2005. Em Setembro 2005 cheguei ao Brasil para continuar a formação em teologia. Então iniciei outra caminhada na província Centro do Verbo Divino (BRC) cuja sede está em São Paulo com o curso da língua portuguesa o restante de ano 2005 (outubro-dezembro).  Cursei a teologia no ITESP de 2006 até 2010. No meio deste estudo fiz uma experiência missionária (Regência) no ano 2008 na Região Amazônica Verbita (BRA), na Paróquia Nossa Senhora das Graças de OIAPOQUE (O ESTADO DE AMAPÁ). 
Recebendo as felicitações
No dia 10 de Abril 2010, professei os Votos Perpétuos e o dia 11 fui ordenado Diácono em São Paulo. Depois conclui o curso em dezembro 2010, voltei para meu país natal para minha ordenação presbiteral que aconteceu no dia 29 de Janeiro 2011 no vilarejo que eu nasci (KOUVÉ). Voltei para o Brasil no dia 11 de Maio de 2011 e no dia 2 de junho cheguei a Santarém na casa regional de BRA. Atualmente estou em RURÓPOLIS (Prelazia de ITAITUBA) caminhando com as comunidades dessa paróquia.
Euforia na chegada do padre
Tudo minha vida até agora é uma construção com muita gente. Algumas pessoas já se foram, certamente estão descansando na paz do Senhor da História. Outras estão muito longe de mim: para onde eu passei até agora, que o mesmo Senhor da História as concede a paz, amor, alegria de viver, e a esperança total num mundo de Paz e da União. Uma sempre quem está comigo é o Deus Vivo que sabe olhar para a pequeneza de suas criaturas
Dois versículos me sustentam na minha caminhada. O primeiro é o Salmo 23, 1: “o Senhor é meu Pastor, Nada me falta”. O segundo é 1 Cor 13, 1: “Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente”. Toda amanhã louvo a Deus pelas suas maravilhas peço o espírito do servo para poder saber servir meu próximo ao exemplo do Bom Samaritano. Que a Virgem Mãe, Nossa Senhora Aparecida, que o Povo simples chama de “CIDINHA” me ajude na caminhada para contagiar as pessoas com alegria e fé no Deus Vivo.

























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário