segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

AVEIRO – PARÁ - BRASIL

Orla aveirense
Aveiro é um município do Estado do Pará. Situa-se na mesorregião do Sudoeste Paraense. O município ocupa uma superfície de 17158 km² e tem uma população de cerca de 15 mil habitantes. Tem a sua origem numa aldeia de índios Mundurucus (tapajós-tapera) que foi elevada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aveiro em 1781. Essa aldeia obteve a denominação portuguesa de lugar de Aveiro, por ato do governador e capitão-general, José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou na mesma ocasião o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la. 
Praia "RECANTO DOS SONHOS" de propriedade do senhor Júlio Bentes

Constatou-se, nos registro oficial a existência antes de 1781, da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, do que se concluiu, portanto, que o ato de criação desse lugar foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro. (Fonte: IBGE) Aveiro foi elevado a município em 1883 e compreende atualmente os distritos de Aveiro, Brasília Legal e Pinhel. No município estão à localidade de Fordlândia, restos do que foi um fracassado projeto de plantação de seringueiras, às margens do Rio Tapajós, patrocinado por Henry Ford, e propriedade da Companhia Industrial Ford do Brasil. 
Júlio Bentes - "O sonhador"
De 1927 a 1945 a Ford gastou milhões de dólares no que seria uma cidade modelo norte-americana no coração da mata Amazônica. Fordlândia foi o nome dado a uma vasta área de terra adquirida pelo empresário norte-americano Henry Ford, através de sua empresa Companhia Ford Industrial do Brasil, por concessão do Estado do Pará, por iniciativa do governador Dionísio Bentes e aprovada pela Assembleia Legislativa, em 30 de setembro de 1927. A área de 14.568 km² fica localizada no município de Aveiro, no Estado do Pará, às margens do Rio Tapajós. 
Careca e sua esposa Nilza - proprietários da lancha
Ford tinha a intenção de usar Fordlândia para abastecer sua empresa de látex necessário a confecção de pneus para seus automóveis, então dependentes da borracha produzida na Malásia, na época colônia britânica. Os termos da concessão isentavam a Companhia Ford do pagamento de qualquer taxa de exportação de borracha, látex, pele, couro, petróleo, sementes, madeira ou qualquer outro bem produzido na gleba. O governo brasileiro suspeitava dos investimentos estrangeiros, especialmente na Amazônia, e oferecia pouca ajuda. Ford ainda tentou realocar as plantações em Belterra, mais para o norte, onde as condições para a seringueira eram melhores, mas, a partir de 1945, novas tecnologias permitiam fabricar pneus a partir de derivados de petróleo, o que tornou o empreendimento um total desastre, causando prejuízos de mais de vinte milhões de dólares. Com o falecimento de Henry Ford, seu neto Henry Ford II assumiu o comando da empresa nos Estados Unidos e decidiu encerrar o projeto de plantação de seringueiras no Brasil.
Festividades: Festival do Tucunaré – Setembro, Festa do Balão Vermelho – Outubro.
Turismo: Fordlândia, Orla Municipal, Rio Tapajós, Comunidade de Brasília Legal, Floresta Amazônica.

Informações: Google
Obrigado aos companheiros, Careca e sua esposa Nilza, Grilo e Eliaquim, que acompanharam no passeio à Praia Recanto dos Sonhos.


Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.


Chegada na praia Recanto dos Sonhos







Pessoal legal!





Senhor Júlio Bentes e Careca




















Senhor Julio Bentes, esposa e filha












A rapaziada tomando "Ksuco" para aliviar o calor






Grilo levantando o "troféu"


Senhora Nilza, Careca, Grilo e Eliaquim - só no "ksuco"





Praça em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição



Prefeitura Municipal

















CONCEIÇÃO ESPORTE CLUBE - um dos tradicionais clubes da cidade






ESPORTE CLUBE RODOVIÁRIO - um dos tradicionais clubes da cidade









Rio Tapajós - visto da orla da cidade de Aveiro









Comercial YANÊ do casal amigo Alcilys e Edineusa


Um comentário: