quinta-feira, 23 de outubro de 2014

SOCORRO! SOCORRO! A QUEM IREMOS?

Padre Jean Paul

Aqui na nossa linda e amada cidade de Rurópolis, prestar serviço adequadamente como manda o comum dos mortais é coisa rara. O caso de serviço mal feito vem repetindo sempre com a CELPA. Como podemos definir a CELPA? Será que é uma empresa Irresponsável?  Uma empresa formada de gentes incompetentes? Trabalhadores não capacitados?
Desde 2012, observamos que o Talão para o consumidor era bicho de sete cabeças. O consumidor não tem acesso à conta, como pagar? Precisava ir à Lan Houses para imprimir o talão para poder pagar (a impressão não é de graça, o preço da segunda via varia entre 3 a 5 reais). Esse problema existe até hoje, mesmo que estão de vez em quando imprimindo nos escritórios aqui da cidade.
Hora do sermão, vela e lanterna para poder  ler a palavra de Deus
A falta da energia não é novidade para ninguém aqui nessa cidade da Transamazônica. Alias essa Transamazônica que costumamos chamar de Transamargura por causa das dificuldades do dia a dia.

A dificuldade de resolver o problema é mais outro problema. O funcionário não pode trabalhar porque o sistema não mostra para ele que há um problema na rede. Interessante que quando não é pago o talão no dia certo, não tem piedade. O funcionário precisa obedecer à ordem de cortar para o cliente. O comum dos mortais nos ensina que antes de penalizar alguém, olha seu histórico: esse cliente paga bem? O que aconteceu com ele? Mas o capitalismo selvagem não deixa a CELPA pensar desse lado humano. Humano no sentido que sem o cliente não tem empresa. Na logica do Capitalismo, precisa conquistar o cliente para a durabilidade do negócio. 
Igreja à luz de velas
No dia 15 de outubro de 2014, aconteceu um fato: quase um bairro inteiro na cidade não tinha energia. Segundo os comentários era um transformador que estava com defeito. Isso já durante o dia. A Comunidade São Francisco de Assis faz parte desse conjunto do bairro que não tem energia. Depois de contatar funcionários, percebemos que a CELPA não colocou nenhum lugar que tinha falta de energia. Acredite quem quiser, celebramos a luz das velas, quando ao redor da Igreja tinha luz. Será que é uma marcação ou coincidência? Nos não sabemos.
Lanterna e vela para poder fazer a leitura
Tratar assim um cliente que paga todo mês sua conta (pagamos mais que alguns supermercados aqui nessa cidade, mesmo que eles usando mais energia que nos, caso a seguir depois). Esse mês de outubro, pelo menos a conta chegou no tempo certo. Para a Igreja São Francisco que tem atividades nas quartas-feiras, nos sábado e domingo, deve pagar 501,37 reais. O interessante nesse talão é a contribuição na iluminação pública. A Igreja precisa pagar pela Iluminação pública 124, 59 reais. Queremos saber o critério para o cálculo dessa iluminação pública? Na nossa casa pastoral cortaram a energia na primeira semana de setembro. Isso por um talão que não foi entregue e a gente não pagou. Tinha carne no congelador e tudo estragou. Mesmo assim chamei eletricista para arrumar porque cortaram tudo no aparelho. Nesse mês na conta que chegou no tempo certo, minha surpresa é ver que a CELPA fez uma cobrança de 6,11 reais por Religação. Como cobrar um serviço que não foi feito?
E haja lanterna e velas para as leituras
Deixamos nosso pedido aqui para que a CELPA respeite os consumidores. Não quer mais prestar serviço para a população, entregue os pontos. O dia que um funcionário vai se pontar diante de nossa casa ou diante do local de culto para dizer que quer cortar, não vamos admitir, porque nos não fomos chamá-lo para cortar. Queremos que a CELPA respeite os consumidores aqui no Norte do Brasil. A Igreja Católica não quer privilegio, mas o respeito. Ela é uma consumidora fiel. Volta de novo à pergunta sobre a definição da CELPA. Irresponsabilidade pode definir bem essa empresa. Porque no mínimo não entregue o Talão, saber cortar rápido a energia e sabe também restaurar a energia com muito tempo de espera. A Santíssima Trindade, padroeira da Nossa Paróquia vos ajudem a entender nosso problema.
Socorro, socorro.
Padre Jean-Paul KomiSikpe, SVD.
 NOSSO COMENTÁRIO: Fica a pergunta do Padre Jean Paul... "A QUEM IREMOS?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário