terça-feira, 14 de outubro de 2014

PROFESSOR HOJE É SEU DIA, PARABÉNS!!!



Hoje, dia em que se comemora o “Dia do Professor”, quero fazer uma pequena homenagem a minha mãe Risomar Maria Marinho Hoyos, meus irmãos: Emerson Oliveira Hoyos Filho (Stm), Elsie Marinho Hoyos (Stm), Enia Marinho Hoyos (Stm), Raimunda Nonata Amburgo(Trairão), Geane Cristina Amburgo (Trairão) e  Minha nora Elenice Santos da Costa (Aveiro), todos professores formados e com a missão de propagar e gerar idéias. Em homenagem a eles meus parentes e a todos os meus amigos professores, transcrevi abaixo um texto escrito pelo professor e pensador Gabriel Chalita na revista Profissão Mestre, que diz tudo.

EDUCAÇÃO: MISSÃO E VIDA

Professores são multiplicadores de esperanças, de sonhos e de amanhãs. Trabalham com afinco, rompem obstáculos, lançam-se aos horizontes cientes de que podem ajudar a construí-lo. Acreditam na própria luz e, com ela, iluminam o caminho dos aprendizes, formando uma constelação de brilho intenso. Despertam, em si e nos outros, o prazer do conhecimento.

Mas que missão é essa que propaga o saber e gera idéias? Que missão é essa, cujo objetivo é formar pessoas e cultivar sentimentos, expectativas, desejos e quereres de todos os tamanhos, tipos e gêneros? Que missão é essa de ser, ao mesmo tempo, cúmplice e referencial? A resposta para tais questões pulsa com intensidade no coração de milhões de professores de todo o mundo, missionários da Educação, semeadores de um tempo melhor, mais belo, fraterno e igualitário. Em síntese, é a nobre missão do amor.

Tocar, envolver, mover a alma de crianças e de jovens ávidos por um futuro ainda em gestação... Nisso consiste o ofício gratificante de educar, de preparar as novas gerações, de guiá-las rumo a um novo tempo.

Educar é possibilitar ao outro as condições necessárias para a superação de suas limitações, para a concretização de seus ideais, para a realização de seus sonhos. Educar é criar, impulsionar e capacitar para a vida. É conceder ao outro a aquisição de saberes essenciais para uma existência digna e promissora.

Das milenares histórias de amor aos grandes sucessos tecnológicos dos tempos atuais, há sempre a figura do professor. Essas criaturas são fundamentais, e não importa se ganham a fama e o reconhecimento geral ou se permanecem no anonimato da vida, nos rincões afastados; todas praticam a saudável premissa de acreditar na semeadura e na colheita. Mestres que conduzem seus alunos ao voo infinito e instigante do aprendizado, contribuindo para a formação de gente mais propensa a desenvolver valores fundamentados no amor, no afeto e no respeito.

Do contato com o professor, levam-se, vida adiante, sentimentos carregados de alguma negatividade. No entanto, o número de lembranças positivas é expressivamente maior. Recordações de majestosos exemplos, de instantes vívidos de amizade, de sorrisos encorajadores. Sutilezas. Detalhes que incentivam. Atitudes carimbadas na alma dos aprendizes, acompanhando-os, indelevelmente, por toda a vida. A postura que impressiona. O cordial cumprimento. O olhar de cumplicidade, a roupagem que encanta, o timbre de voz...



É preciso homenagear o professor. E é preciso fazer isso todos os dias. O educador alicerça a alma, antecipa a plenitude, prepara para a vida e para os desafios.

Muitos já discorreram magnificamente sobre a arte de educar, mas, certamente, poucos conseguiram descrever o mágico espetáculo do binômio ensino-aprendizado, como fez a poeta Cecília Meireles. Munida da sensibilidade, do talento e do amor imensos que lhe eram peculiares, a autora mostra-nos toda a beleza existente no verbo “educar”, quando afirma que sua meta, como educadora, é “acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação – mas por uma contemplação poética afetuosa e participante”.

A beleza dessa descrição poética encerra em si um mundo repleto de possibilidades. Só mesmo quem educa e faz dessa palavra a sua vida e a sua missão pode compreendê-la plenamente.Veja a matéria completa clicando abaixo.
Figuras ilustrativas e textos extraídos do google.






O DIA DO PROFESSOR - “PROFESSOR É PROFISSÃO. EDUCADOR É MISSÃO"
No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo GomesAntônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário