domingo, 21 de setembro de 2014

FESTA FARROUPILHA – UM MOMENTO HISTÓRICO

3ª Prenda - Rouze Aparecida - 2ª Prenda Odaiane de Sousa e 1ª Prenda Farroupilha de Rurópolis Andréia Dallabrida


Prefeito Pablo Genuíno com a 1ª Prenda Andréia Dallabrida

Ontem, sexta-feira (19/09/2014), foi realizada na Praça Cívica, uma grande festa folclórica em homenagem aos primeiros moradores deste município. A festa foi em homenagem aos imigrantes gaúchos, e foi denominada “FARROUPILHA”, lembrando a tradição que esse povo trouxe do sul do Brasil. O evento vai ficar marcado na história cultural do município. A secretaria de Ação Social e o Departamento de Cultura organizaram o evento, que teve a participação das escolas e do grupo Jovens Para Sempre Renovados.  O senhor Nelson Ott acendeu a tocha, que simbolizava a abertura do evento. 
Senhor Nelson Ott acendendo a tocha
Foram realizadas várias apresentações, dentre elas as danças tradicionais da cultura sulista, apresentada pelas escolas, creche, e pelo grupo Jovens Para sempre Renovados da Secretaria de Assistência Social. Foi escolhida entre seis belas candidatas a “PRENDA FARROUPILHA DE RURÓPOLIS”, que teve como vencedora a jovem ANDRÉIA DALLABRIDA, representando a Associação das Damas – CTG. Ficou em segundo lugar a candidata ODAIANE DE SOUSA, representando o Bairro Leitoso; Terceiro lugar para ROUZE APARECIDA DOS SANTOS VIEIRA, representando a Comunidade São João Batista (km 112); Quarto lugar DAIANE MIKS, representando a Comunidade Divinópolis e quinto lugar ficou com a jovem MIRIAN MENESES DA SILVA, representante da Comunidade Vista Alegre (km 115). 
Churrasco Tchê!
O evento foi tão bem recebido pela população que os organizadores já estão pensando na região que será homenageada no próximo ano. A prefeitura municipal, através do Prefeito Pablo Genuíno, deu total apoio ao evento, e esteve presente, parabenizando a todos os gaúchos e descendentes, que colaboraram para o crescimento do nosso município e parabenizou a todas as pessoas que ajudaram na organização. A senhora Glauciene Genuíno, genitora do prefeito, ficou muito feliz com o sucesso da festa e a Secretária de Assistência Social, Katyussy Bonami, elogiou a participação dos grupos que se apresentaram. 
Chimarrão Tchê!
A festa contou com a presença de várias autoridades. Além do Prefeito Pablo Genuíno e a primeira dama Katyussy Bonami, estiveram presentes também os vereadores Nonatinho, Ismael e Paula Genuíno, como também o Secretário de Infra-estrutura José Paulo Genuíno (REGISTRA-SE: Estava com uma bota de dar inveja ao mais autêntico gaúcho), o Secretário de Administração David Silva Santos; Secretário de Educação, Adilson da Silva; Secretário de Finanças, Igor Touta; Secretário de Saúde Otoniel Rosa e o Assistente Social José Pereira Neto e a equipe do “Governo renovando com a força do povo” prestigiando o evento cultural.
Só gaúcha!?
A MULHER GAÚCHA
A mulher gaúcha contribuiu fortemente para a construção da história, uma vez que sempre foi o esteio, o sustentáculo da família e da sociedade Sul-Rio-Grandense. Mulher forte e batalhadora, que defendeu bravamente este chão, levando em suas costas por uma infinidade de vezes toda a responsabilidade de manter o Rio Grande ativo enquanto seus homens emprestavam suas forças a causas política.
Fogão com lenha
Ao trajar o vestido de prenda, a mulher gaúcha reporta ao tempo de suas antepassadas guerreiras, que não se deixaram esmorecer mesmo diante de dez anos de lutas e peleias, que tomaram conta de suas estâncias, sem nunca perder suas virtudes tão preciosas. Através da indumentária gaúcha é propiciada a retomada de diversos valores e princípios que são de uma suma importância para o tradicionalismo na atualidade, pois reflete a pureza, a simplicidade, a delicadeza, a graciosidade e ao mesmo tempo a firmeza da mulher gaúcha. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações e fotografias: Manuel Cleudes
 EM TEMPO: Solicito o fotografo passar na Divisão de Recursos Humanos...


Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.



























































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário