quarta-feira, 20 de agosto de 2014

POLÍCIA CIVIL E MILITAR DE RURÓPOLIS LIBERTAM TRABALHADORES MANTIDOS EM SERVIÇO ANÁLOGO À DE ESCRAVO.

Os libertados, já limpos e descansados, degustando do almoço oferecido pela empresária Lene Colares


Policiais Civis e Militares deste município, na data de ontem (19/08/2014) deflagraram a Operação “Redenção” com objetivo de libertar trabalhadores mantidos em serviço análogo à de escravo. De acordo com o delegado de polícia civil Ariosnaldo da Silva Vital Filho, responsável pela operação, disse que doze pessoas, incluindo uma criança de três anos, apresentando um aparente estado de desnutrição e maus-tratos em decorrente do ambiente 
Acampamento onde foram encontrados
que estava submetido, foram encontradas e libertadas das condições subumanas que viviam numa área de mata nativa fechada e de difícil acesso, localizada no km 25 da vicinal do Km 90 da Rodovia Transamazônica, zona rural. “In loco” a polícia constatou ausência de alojamento, banheiro, alimentação precária e insuficiente, água potável, falta de salário, trabalho excessivo no corte de picadas e derrubado da floresta, ausência de 
Policiais resgatando os trabalhadores
transporte para locomoção de urgência, além de outras situações que caracterizam o crime de redução análoga à de escravidão humana, como a retenção de documentos por parte do recrutador. Os trabalhadores estavam se alimentando com pequenos peixes pescados nos igarapés, haja vista, que nem armas de fogo possuíam para caça.  No local não foram encontrados os responsáveis pelo recrutamento dos trabalhadores, contudo, a
Situação que se encontrava o trabalhador
autoridade policial já instaurou inquérito, onde as vítimas estão prestando depoimentos colhidos pelo escrivão Ronivaldo Colares, as quais ainda informaram que não conhecem o seu contratante apenas o recrutador chamado de “Caçador”. Outro fato é que os recrutados são oriundos de outras cidades do Pará. Os autores do crime já estão sendo identificados e qualificados com base nas declarações das vítimas.
À frente dos trabalhos de investigação estiveram os investigadores Hércules dos Santos Araújo e Oziel Souza Oliveira, sob determinação da autoridade policial, bem como, contou com o apoio operacional dos policiais militares Cabo José Dias Santos e Soldado Kennety Crisostomo Prata da Silva, sob o comando do Major/PM Alexandre da Silva Oliveira da 17ª CIPM.
Foram resgatados pela polícia os nacionais: VANDA NORONHA DO NASCIMENTO, nascida em 25/04/1972, natural de Portel/Pa e seu filho J.N.N. nascido em 02/04/2011, natural de Tucuruí/Pa; GILBERTO TRAVASSOS DA SILVA, nascido em 03/06/1978, natural de Belém/Pa; JOSÉ ANTONIO SILVA CASTRO, nascido em 01/11/1991, natural de Cametá/Pa; MANOEL LEANDRO MARTINS, nascido em 18/07/1980, natural de Turiaçu/Ma; DANIEL CAMILO LOPES, nascido em 07/01/1981,  natural de Baião/Pa;ANTONIO CARLOS NOGUEIRA, nascido em 18/10/1976, natural de Pinheiro/Ma; JOSIAS GONÇALVES DOS SANTOS, nascido em 20/05/1972, natural Breves/Pa; JOSÉ HILTON MARTINS COSTA, nascido em 17/06/1992, natural de Paragominas/Pa; VICENTE MARTINS BALIERO, nascido em 01/12/1985, natural de Tucuruí/Pa; JOSÉ NILTON CALDAS LOPES, nascido em 31/03/1983, natural de Cametá/Pa .
O fato comoveu a população local e contou com a solidariedade da Administração Pública e da empresária Lene Colares que disponibilizou hospedagem e alimentação.
Os trabalhos realizados no município de Rurópolis quanto ao combate e redução da criminalidade são acompanhados e supervisionados pela Superintendência de Polícia Civil do Tapajós, sob o comando do delegado Jardel Luis Castro Guimarães.  
“Agradeço, primeiramente a Deus, a equipe de policiais civis, Ipcs Hércules dos Santos Araújo, Oziel Oliveira, EPC Ronivaldo Colares, aos policiais militares, sob o comando do Major Alexandre Oliveira, bem como as pessoas que nos apoiaram nesta missão” Finalizou o delegado.
Informações e fotografias: Policia Civil para o Blog Sem Polêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário