quinta-feira, 1 de maio de 2014

DIA 1º DE MAIO, DIA DO TRABALHO OU DO TRABALHADOR???

Hoje acordei, como uma dúvida, que deve ser a de muitos: Hoje é dia do trabalho ou do trabalhador? Tenho quase certeza que noventa por cento das pessoas, não estão nem aí, o importante é que hoje é feriado. Se perguntar para vários jovens, eles não sabem responder, o importante para eles é que hoje não tem aula e pode dormir e "zoar" a vontade. Fui procurar me atualizar e sair da minha ignorância. Procurei o "pai dos burros" ("antigamente" era o dicionário) o GOOGLE, e lá encontrei essa matéria da EURONEWS, com texto de Samuel Marques, que diz tudo. Veja...

QUANDO O DIA DO TRABALHADOR VIRA DIA DO TRABALHO.

O Dia do Trabalhador é chamado por muitos de o “Dia do Trabalho”. Se é “Dia do Trabalho”, porque é feriado? Usamos uma nomenclatura que denota a importância do trabalho e não de quem trabalha. Temos que aprender a entender o que falamos, porque somos programados a não nos entender. Muitas reflexões precisam ser feitas nesse 1º de maio. Então as façamos, e quem sabe, comecemos a mudar a nossa realidade.

No Brasil, não sabemos o que comemoramos, ou melhor, comemoramos sem sabermos por quê? Hoje não é um dia qualquer. No dia 1º de maio comemoramos o Dia do Trabalhador, mesmo muitas, mas muitas pessoas mesmo chamarem de “Dia do Trabalho”. Mas vamos primeiro entender porque se comemora algo neste dia, vamos conhecer a história.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Repressão policial em Chicago - 1886
Entendido e revelado para alguns, a história deste dia, comprova-se que hoje, não é um dia qualquer. Um dia escolhido como símbolo de luta e busca de uma sociedade mais justa, e sempre quando se fala de justiça, temos que pensar em trabalho. Uma sociedade com direitos iguais, precisa ter trabalhadores com formações e oportunidades iguais. Este debate precisa ser feito nas escolas, onde o s filhos dos trabalhadores se encontram, na busca de uma formação para vender sua força de trabalho por um preço maior do que seus pais. E será que esse trabalhador, consegue visualizar que seu esforço produtivo traz para si mesmo benefícios sociais? Não, como trabalhador posso garantir, que não conseguimos olhar para a nossa sociedade, e ver que temos garantidos os nossos direitos mínimos e básicos, como saúde pública de qualidade, uma educação de excelência e bem estar social. Vivemos em uma falácia cotidiana, onde nossos sonhos se confundem com nossas frustrações, e somos enganados por nossas próprias criações, como a mídia e poderosos que são eleitos por nós mesmos.
Mas quero chamar a atenção dos leitores para algo que me revolta todas as vezes que leio. O Dia do Trabalhador é chamado por muitos, de o Dia do Trabalho, na verdade é tratado assim na oficialidade da data. Dia do Trabalho? Por quê? A resposta é simples, vivemos em uma sociedade de nomenclaturas com mensagens subliminares, e ao contrário do que pensa minha mãe, tenho certeza a de que essa jogada de chamar o 1º de maio de “Dia do Trabalho”. Existe uma importância de colocar essa nomenclatura porque é necessário denotar a importância do trabalho, e não de quem trabalha. Somos assim, meros multiplicadores de idiotices, sem a vontade de sermos críticos, diante daquilo que nos tentam nos empurrar. Não chame o dia de hoje de “Dia do Trabalho”, já temos muito dia para isso, hoje é o DIA DO TRABALHADOR, data essa que foi feita para refletirmos e lutarmos, por uma relação de trabalho melhor, e uma sociedade mais justa. Quero terminar com a única frase que pode exprimir algo, mesmo alguns odiando o socialismo, adoram o feriado criado pelo mesmo. Então termino com uma mensagem antiga, mas bem atual em sua relevância e importância. Trabalhador uniu-vos.
 ASSINO EMBAIXO!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário