sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

OITO ANOS DA 17ª CIPM EM RURÓPOLIS


Major Alexandre entregando diploma por bons serviços prestados

Hoje, sexta-feira, dia 07 de fevereiro de 2014, a 17ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, comemora oito anos de criação e implantação na cidade de Rurópolis. Nas dependências do auditório da Câmara Municipal, haverá uma cerimonia cívico/militar em homenagem a criação da CIPM em Rurópolis, onde o Major PM  Alexandre, comandante da  Companhia, receberá várias autoridades, além de outros convidados. Desde já, este humilde blog, parabeniza a 17ª CIPM em Rurópolis, através de seu comandante Major Alexandre da Silva Oliveira e seus comandados, pelos bons serviços prestados durante esse período. Veja abaixo, um breve histórico da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, bem antes de ser criada, até os dias atuais:

Honda preventiva em conjunto com a Policia Civil
             “No dia 12 de fevereiro de 1974 Rurópolis foi inaugurada pelo Presidente da República Emílio Garrastazu Médici e entra para a história por ser a primeira cidade construída na Transamazônica e a única implantada no cruzamento das Rodovias Transamazônica e Cuiabá-Santarém. Sendo denominada inicialmente Distrito de Rurópolis Presidente Médici e finalmente emancipada em 10 de maio de 1988 e elevada à categoria de município sob o nome definitivo de RURÓPOLIS.
           Com o crescimento populacional de Rurópolis e consequente aumento do índice de criminalidade, houve a necessidade de prevenção através da presença ostensiva fardada de uma guarnição policial militar neste município; ressaltando-se que antes da existência da 17ª CIPM, o quartel desta Unidade era, na época, ainda denominado DPM (Destacamento Policial Militar), o qual chegou a funcionar no centro da cidade em um Destacamento de estrutura em madeira. Ocorrendo em outubro de 2002 a inauguração do atual prédio em alvenaria, localizado na Avenida Tiradentes, Bairro Alvorada. Contudo, a data de criação da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar veio a ocorrer somente em 07 de fevereiro de 2006, conforme a Lei de Organização Básica da PMPA.
Trabalho de fiscalização e prevenção
             A 17ª CIPM tem sede na cidade de Rurópolis e a árdua missão de realizar o policiamento nos municípios de Rurópolis e Placas, os quais possuem juntos cerca de 60.000 habitantes. Esta CIPM possui jurisdição no DPM de Placas e no DPM de Divinópolis distantes da sede desta CIPM cerca de 90 km e 73 km, respectivamente.
            Os Comandantes da 17ª CIPM, cronologicamente foram: MAJ QOPM JOSÉ DE RIBAMAR RODRIGUES DE SOUZA; MAJ QOPM EMERSON DA PAIXÃO BARBOSA; novamente MAJ QOPM JOSÉ DE RIBAMAR RODRIGUES DE SOUZA e atualmente MAJ QOPM ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA;

             A 17ª CIPM quer seja na Sede em Rurópolis ou nos seus Destacamentos, cumpre sua nobre missão de assegurar a preservação da ordem pública e a polícia ostensiva. Sigamos unidos, na defesa do patrimônio dos munícipes que fazem parte da área de atuação desta Companhia, vislumbrando sempre a conservação da paz social e a conservação do bem maior do ser humano, que é a vida”.
Fotografias de arquivo do blog e INFORMAÇÕES: 17ª CIPM/RURÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário