segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

IGREJA MATRIZ REALIZA ESTUDO DA CAPANHA DA FRATERNIDADE, QUE TEM COMO TEMA: “FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO” E O LEMA : “É PARA LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU”



O dia estava chuvoso  e as estradas da BR Transamazônica e Cuiabá - Santarém cobertos de lamas grudentas e cruéis , mas chegaram mais de 70  lideres adultos, jovens e adolescentes das comunidades rurais  e urbana naqueles  dias 15 e 16 de fevereiro do corrente ano,   para participar do estudo  da Campanha da Fraternidade (C.F). 
Os participantes vindos das comunidades de: Santa Efigênia, Pedro-Cuiabá, Mensagem, são João –Cuiabá, Cristo Libertador, Pe. Cícero, Estrela D´Alva, São Raimundo-Leitoso, São José Carpinteiro, Aparecida-Bela vista, São Francisco-Matriz, Nossa Senhora  do Carmo - Cachoeira, Novo Paraíso –Baianos, Conceição-Km 122, São Francisco Km 120, São Joao – km 112, Santa Luzia- km 90, Aparecida – km 95.  Este ano tem como  tema:  FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO e o lema: É PARA LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU  (carta de são Paulo aos  Gálatas. 5, 1). O estudo foi realizado no barracão da Igreja Matriz  e foi organizada pela equipe formado pelo: Senhor Nascimento, Senhora Domingas, Senhora Creuza , Senhora França e Padre Josef.  Para garantir o bem estar física, contamos com  uma ou duas cozinheiras de cada  comunidade urbana na cozinha da casa pastoral. 


Estudo começou com  oração, apresentação em seguida conteúdo utilizando método VER  a realidade,  JULGAR a realidade a luz do Evangelho e Magistérium da Igreja E AGIR ou  ação concreta.

Objetivo Geral da C.F nível do Brasil:
Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
Objetivos Específicos
1 – Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração;
2 – Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano;
3 – Cobrar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção na vida familiar e social das pessoas atingidas pelo tráfico humano.
4 – Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.
5 – Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa humana.
6 – Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vítimas desse mal.

Citamos  algumas  situações ou realidades e práticas do Tráfico HUMANO: que foram levantadas no conteúdo do estudo: 

Impunidade.
Mercantilismo da vida
Omissão.
Exploração Sexual
Ganancia.
Miséria.
Trabalho Escravo
Remoção de órgãos.
Adoção Ilegal
Remoção de órgãos.
Todas essas práticas são contra a  DIGNIDADE  do ser humano que foi criado a  imagem e semelhança de  Deus (Biblia: Livro d Genesis 1, 26 – 27).  Diante desses problemáticos,  os participantes  tomaram algumas decisões para ação concreta nível da paroquia:

1. Criação de uma comissão ampliada para organizar e promover   trabalho de conscientização  e campanhas nas ESCOLAS; 
2. Haverá  uma celebração ecumênica  da Campanha da Fraternidade com comunidades urbanas, mas  na quarta-feira de cinzas que será no dia  5  de março, haverá celebrações  em cada comunidade seguindo horários de cada comunidade.
3. Realizar um SEMINÁRIO  que será na Câmara dos Vereadores, convidando as entidades, autoridades civis organizadas, igrejas, movimentos e associações para uma discussão  sobre o tema. Data a ser definida

Venha participa você também. Vamos combater as praticas da desfiguração da dignidade do ser humano pois, Deus não quer os seus filhos sendo escravos. A semelhança é sua imagem os criou e na cruz de Cristo foram todos resgatados.   É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU, JESUS LIBERTADOR. É PARA LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU”

Fraternalmente
Pe.Josef (pároco) e Pe. Joã Paulo
Missionários do Verbo Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário