terça-feira, 12 de novembro de 2013

PIRAQUARA, “CAPITAL” DO LAGO GRANDE DA FRANCA

Meu irmão, meu pai e eu, em frente a casa onde nascemos (está do mesmo jeito que a 50 anos atrás)


 
Meu irmão e Tia Eró
Já a alguns dias atrás, entrei em contato com o meu irmão José Wilson (Zé Wilson), e o convidei para fazer uma visita ao nosso pai, Wilson Nogueira Marinho, que por opção, ainda reside no interior no munícipio de Santarém, mais precisamente no lugar denominado PIRAQUARA, que faz parte do Lago Grande da Franca. Eu, com mais de vinte anos sem voltar no lugar onde nasci, e ele com mais de quarenta. Eu, ainda tive oportunidade de voltar algumas vezes, com o tio Emerson Hoyos, uma figura muita alegre e divertida e da qual tenho boas lembranças e saudades, já que hoje, ele se encontra no andar de cima. 
Meu pai, Arnaldo e meu irmão
Hoje, meu irmão se encontra residindo em Manaus e também já fazia vários anos que não nos víamos ou tínhamos contato. Talvez seja um dos motivos que logo ele aceitou o meu convite e veio de Manaus para Santarém e lá nos encontramos na casa do “Cutia” como é conhecido meu pai, em toda região do Lago Grande. Foi um encontro legal e emocionante, para variar houve até choro, pois ele, meu pai e eu, fazia muito tempo que não nos víamos ou tínhamos contato. Meu pai está doente, em recuperação, e tenho certeza que com a bênção do Homem lá de cima, voltará a ter a saúde de antes e voltará a viver feliz no seu interior, do qual ninguém é capaz de tirá-lo.
Eu e o senhor Valmir
 Ao seu lado, está sua esposa Erotildes (Tia Eró), mulher de fibra, guerreira, que estão juntos há mais de cinquenta anos, com doze filhos, e hoje, mais do que nunca, está firme e continua sendo a sua guardiã. Na sexta-feira, dia oito, fomos todos juntos rever a terra natal. Pegamos o barco e saímos de Santarém às 13:00 horas, viajamos cinco horas; chegamos em uma localidade para pegar o ônibus. Ficamos esperando o desembarque do motor e o embarque no ônibus o que durou o tempo de duas horas. Após essa “pequena” espera, rumamos para a vila de Piraquara, que é a ultima localidade do Lago Grande e chegamos às dez horas da noite. Passamos o sábado e retornamos no domingo. 
Edivaldo, esposa, filho, Zé Wilson e eu
Foi pouco tempo, mas foi horas de grande prazer e felicidades; primeiro por estar ao lado de meu pai, sua esposa, meu irmão, minha irmã Ane (uma figurinha linda) e meu primo/irmão José Secundino que nos acompanhou. Lá tomamos banho de igarapé, com suas águas super geladas e límpidas; Fomos visitar os amigos que ainda se encontravam morando ali e ainda encontramos o primo Edivaldo e sua família, senhora Raimunda, esposa do Pototó (falecido), Xito, Arnaldo (que além de amigo é primo de nosso pai) e o mestre do saxofone e clarinete Valmir. Conhecemos outros, como “Tezudo” e sua esposa e o nosso ”guia” o garoto vizinho que nos acompanhou e se denominou meu sobrinho. Uma figurinha legal! O pessoal do barco, do ônibus e a todos que nos acolheram muito bem, nosso muito obrigado! Valeu a aventura...Veja as fotos da viagem, clicando abaixo.
 Fotografias: José Wilson, José Secundino e H. Marinho.
EM TEMPO: Quem estiver interessado em pano para enxugar pratos, é só encomendar para minha irmã Ane que ela “pinta e borda” e os panos ficam lindos! Olha aí baixinha, estou fazendo a propaganda, 10% do faturamento, em?



Para ver em tamanho grande, clique em cima da foto.


































Senhora Raimunda, com meu irmão e meu pai


Cutia, Tezudo e esposa




Só felicidade


O "perigoso" Malhadinho

Meu pai e eu




Minha irmã Ane - " A GATINHA"






























Meu pai, com certeza muito feliz










Primo Edivaldo


























Igreja de Cristo Rei - Padroeiro do Piraquara (em construção)

Igreja de Cristo Rei - Construída há mais de 50 anos





















Só alegria


Esse cachorro é do cutia















Esse é o cara! Ele é o comandante do barco, motorista do ônibus, cobrador, mecânico, etc...







Zé, Wilson e Secundino





Plantas medicinais da tia Eró


Criação de patos e galinhas da Eró










2 comentários:

  1. Que fotos lindas, esse lugar é mágico, nos remete a uma etrna saudade dos tempis vons que vivemos no passado

    ResponderExcluir
  2. Que fotos lindas, esse lugar é mágico, nos remete a uma etrna saudade dos tempis vons que vivemos no passado

    ResponderExcluir