quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SAIU NO JORNAL A GAZETA DE SANTARÉM: RURÓPOLIS RECEBERÁ OS SERVIÇOS DE TRÊS MÉDICOS CUBANOS.


Prefeito Pablo Genuíno e sua genitora, visitando Posto de Saúde do km 85.


Segundo o Ministério da Saúde, os municípios da região oeste do Pará que receberão os médicos cubanos são: Alenquer (dois), Aveiro (dois), Curuá (dois), Faro (dois), Monte Alegre (dois), Rurópolis (três), além dos distritos sanitários especiais indígenas de Altamira (três) e Itaituba (três). Dos 27 municípios paraenses que receberão esses profissionais, doze estão na região do Marajó. A previsão é que os médicos cheguem ao Pará dia 16 de setembro, e imediatamente sigam para os municípios onde vão trabalhar, na atenção primária. Procuramos o prefeito Pablo Genuíno, e ele nos confirmou a veracidade da notícia e disse que os médicos cubanos logo estarão em nossa cidade, afim de somar com os que aqui já se encontram, e juntos formar uma equipe para dar a população carente, um serviço médico de qualidade. Disse ainda, que essa é mais uma conquista de seu governo, em prol do bem estar de seus munícipes. Veja a matéria completa, clicando abaixo.
 Foto de Pedro de Sousa dos Santos






Ministro da Saúde Alexandre Padilha e os médicos cubanos
BRASÍLIA – O Pará será o Estado brasileiro que receberá o maior número de médicos cubanos. Só para a região oeste do Estado virão 19 médicos. Os profissionais vieram trabalhar no Brasil após acordo do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que integra o programa Mais Médicos para o Brasil.

A informação foi repassada, ao secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, pela vice-ministra da Saúde de Cuba, Márcia Ruiz, em reunião no gabinete da Sespa. Ao todo, 62 profissionais de Cuba vão atuar em 27 municípios e dois distritos sanitários especiais indígenas.

Dos 27 municípios paraenses que receberão esses profissionais, doze estão na região do Marajó. A previsão é que os médicos cheguem ao Pará dia 16 de setembro, e imediatamente sigam para os municípios onde vão trabalhar, na atenção primária.

Segundo o Ministério da Saúde, os municípios da região oeste do Pará que receberão os médicos cubanos são: Alenquer (dois), Aveiro (dois), Curuá (dois), Faro (dois), Monte Alegre (dois), Rurópolis (três), além dos distritos sanitários especiais indígenas de Altamira (três) e Itaituba (três).

O objetivo da reunião foi mostrar a Márcia Ruiz como está estruturado o Sistema de Saúde no Estado. Segundo o secretário, Hélio Franco os acidentes de trânsito e as endemias como maiores preocupações, assim como a falta de assistência durante o pré-natal, que tem causado a morte de mães e bebês. Para o secretário, é boa a expectativa em relação à chegada dos médicos cubanos, porque o programa Mais Médicos garante a fixação deles no município, ao contrário do que acontece hoje, quando o profissional fica uma ou duas semanas e vai embora. “Isso já um ganho enorme para o funcionamento da Estratégia Saúde da Família (ESF)”, disse.

O assessor técnico do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ed Wilson, garantiu que os gestores municipais já estão organizados para receber e acolher os profissionais da melhor forma possível, desde o aeroporto. Ele disse ainda que os prefeitos e secretários estão muito felizes com a iniciativa. (Secom)

Matéria postada no Jornal a Gazeta de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário