terça-feira, 26 de março de 2013

26 DE MARÇO, DIA DO CACAU!

Jean Sanches - Chefe do Escritório local da CEPLAC


A origem do cacau é contada pelos povos pré-colombianos. O deus asteca dos ventos gelados e da lua prateada, Quetzalcóatl, ofereceu aos seres humanos um presente: sementes de um fruto mágico, que era capaz de repor a energia das pessoas, aliviando o cansaço. Quetzalcóalt foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol e roubou as sementes da árvore sagrada, o cacaueiro.
Os primeiros a cultivarem a árvore foram os sacerdotes astecas. Os frutos estavam intimamente ligados à religiosidade, devido à lenda. Das favas desses frutos, os astecas produziam uma bebida amarga que, segundo a crença, possuía "poderes especiais" e só podia ser tomada em taças de ouro.
Conversamos com o senhor Álvaro Jean Sanches, chefe do escritório local da CEPLAC, um dos maiores incentivadores do plantio de cacau na região e um dos técnicos pioneiros na área, conhecedor dos problemas e dos benefícios advindo do cacau. Jean nos falou, que em Rurópolis não foi necessário roubar semente de cacau para produção de chocolate, pois a CEPLAC distribui gratuitamente, desde 1974, sementes híbridas de cacau, para agricultores de economia familiar produzir chocolate para enriquecer a sua alimentação. Consciente da importância do chocolate, a equipe técnica da CEPLA/RURÓPOLIS, tem buscado incentivar os cacauicultores na boa prática do beneficiamento primário do cacau, tratamento imprescindível para a produção de chocolate de qualidade. Pensando nisso, a CEPLAC/RURÓPOLIS, junto aos cacauicultores  interessados está assessorando a constituição da SUPERCACAU, associação representativa da classe, a quem tem como principal objetivo congregar cacauicultores comprometidos na produção de cacau superior (tipo I) e, tornar o município de Rurópolis, reconhecido com a marca “Rurópolis cacau de qualidade”. A SUPERCACAU está em fase final de constituição e tem como presidente o senhor Divino Silva, residente na Vicinal Flor da Selva (Petezinho). Para encerrar, deixo aqui meu cumprimentos a todos os cacauicultores de nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário