quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SETOR DE ENDEMIAS LANÇA SEUS SOLDADOS NA GUERRA CONTRA A DENGUE

Amério Lopes, Coordenador do PNCD, Mário Jorge, Coordenador de Vetores
e Idael Guimarães, Chefe do Setor de Endemias do município.
Em atenção a várias reclamações da população referente os focos, casos, e até óbitos proveniente da DENGUE, procuramos o senhor Idael Alves Guimarães, Chefe do Setor de Endemias do município, para que ele pudesse nos informar, e ao mesmo tempo informar a população, o que o seu setor, que é o responsável pelo trabalho, vem fazendo para combater o mosquito  AEDES AEGYPTI.
Agentes de campo
Atendendo o nosso pedido, compareceu em nosso escritório, o senhor Idael, juntamente com o senhor Mário Jorge Carlota,  Coordenador de Controle de Vetores da 9ª Regional de Santarém e o senhor Amério Lopes Nunes, Coordenador do PNCD – Programa Nacional de Controle da Dengue no município. Em primeiro lugar, conversamos com o senhor Idael, que nos falou o seguinte: “Iniciamos nosso trabalhos agora em janeiro de 2013, constando no quadro de pessoal do setor de Endemias, apenas seis agentes de campo e o prefeito nos autorizou a completar o quadro e hoje contamos com um quadro de doze agente de endemias para visitas de campo.
Carro do fumacê
Fizemos até o momento 3.373 visitas domiciliar, na qual foram encontrados 92 focos, nesses 3.373 domicílios, sendo um total de focos coletados de 98. O índice predial hoje, é de 2.7. Casos notificados com suspeitas de dengues: 299 (isso não quer dizer que sejam só esses os casos, pois esses são apenas os casos que procuraram a rede hospitalar). O senhor Idael, ressaltou ainda, que neste ano de 2013, mais precisamente no mês de janeiro, já houve um caso de óbito causado pela dengue, de uma senhora de setenta e quatro anos, residente no Bairro Vila Nova. Ainda conforme o senhor Idael, só nesta semana, foram notificados vinte e três casos de dengue na cidade, isso porque ainda estamos na quarta-feira. CLIQUE ABAIXO E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

Após as informações do Chefe do Setor de Endemias, conversamos também com o senhor Mário Jorge, que falou diretamente sobre o seu trabalho que é especificamente o “fumacê”. Disse que os trabalhos de “fumacê” é uma parceria regional, que inclui o município de Rurópolis, e eles estão fazendo um trabalho em ciclos, abrangendo o Bairro Aeroporto, centro, Arroz, Serraria, Lagoa, Alvorada. Alertou ainda, que eles estão trabalhando diariamente em dois turnos, e que esse trabalho é um trabalho paliativo e se não houver a cooperação da população, passa a ser um trabalho perdido, pois esse tratamento com fumacê, só vai agir no mosquito adulto, nos mosquitos que estão voando.

Mesmo após os trabalhos de aplicação do fumacê que é feito pela parte da manhã e à tarde, quando o pessoal retorna às casas para fazer as visitas, ainda é encontrado uma quantidade muito grande de criadores. Aí o senhor Mário Jorge já se diz preocupado com o ocorrido, pois a população não está ajudando, ela não está participando dessa ação. Na opinião do senhor Mário Jorge, 99% dos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos é da população e 1% é do fumacê. Porque os focos estão nas casas, nos vasos, garrafas, latas de cervejas, tanques e cisternas.
Hoje mesmo, nas dependências da Feira Livre, um local que à sete dias atrás foi limpo e exterminados todos os focos, hoje voltaram ao local e encontraram pior do que da outra vez. Por esses e vários outros motivos, o senhor Mário Jorge termina suas informações, solicitando a cooperação da população, no sentido de fazer sua parte, evitando água parada nos quintais e retirada de todos os objetos que possam acumular água desnecessariamente. Avisa ainda que a batalha contra a dengue começou no mês de janeiro e não tem data para terminar.
Bom, essa foi a participação do pessoal do setor de Endemias, responsável pelo combate a DENGUE  em nosso município. Eles estão trabalhando, estão batalhando, estão fazendo a parte deles e cumprindo com suas obrigações. Se ninguém está vendo, é porque deve ser cego e o pior cego é aquele que não quer ver. Além de cego, deve ser surdo também, pois na madrugada eles já estão “perturbando” com o “fumacê”. Agora... vamos fazer nossa parte, vamos cuidar da nossa casa, do nosso quintal, das nossas caixas d´água, das nossas cisternas, etc. Vamos contribuir, vamos lutar juntos, que só assim poderemos vencer essa maldita doença. Agradecemos ao pessoal do Setor de Endemias, por atender nossa solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário