segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS


Padre Jean Paul celebrando a Missa
No dia 02 do corrente mês, foi celebrado o DIA DOS FINADOS! Como em todo o Brasil, em Rurópolis também houve visitas ao cemitério. Como já é de costume, o dia começou com a celebração eucarística, celebrada pelo Padre Jean Paul. Foi uma celebração emocionante, e bem participativa. Dezenas de fiéis participaram da celebração e muitos se emocionaram ao lembrar seus entes queridos, que já partiram ao encontro do Senhor.
Veja o restante da matéria clicando abaixo
Para ver em tamanho grande, clique em cima da foto.

Finados 2012 – A igreja católica celebra cada ano o já conhecido por todo o Dia dos Finados, popularmente chamado também como Dia dos Mortos no Brasil.
Em Portugal esse mesmo dia também e comemorado, mas varia seu nome a Dia dos Fieis Defuntos. Ou seja, se não for fiel, tal vez não entre na comemoração! Estranho mas certo. Nesses 2012, o dia cai na sexta feira dois de novembro.

Mas além de ser um dia feriado, que se lembra de nossos antepassados, entes queridos que já não estão conosco nessa vida na terra, o Dia dos Finados é uma celebração que em alguns países e até uma destacada atração turística. Por exemplo, no México, fazem uma celebração totalmente diferente a tradicional que nos estamos habituados.
Ali e considerada uma festa, e por isso de seu atrativo turístico, já em outros países também, os passeios pelos cemitérios já são bem populares. Quem pensaria que isso poderia dar resultado? Mas o fato é que realmente interessa. Os passeios incluem a menção dos túmulos daquelas pessoas que foram figuras reconhecidas na história dos países.

O feriado de Finados é um dia com longa historia. A origem dessa comemoração ou celebração, como você prefira, data do século II, quando os mesmos cristãos faziam tributo e rezavam pelos seus falecidos nos túmulos. Já no século V a coisa mudou, e a comemoração começou a durar um dia inteiro do ano, dedicado a rezar por todos os mortos, e se assegurar que todos recebiam a devida menção.

A partir do século XI foi que a Igreja Católica obrigou propriamente as comunidades há dedicar esse dia aos finados. O dia 2 de novembro foi estabelecido dois anos depois. Pelo contrario, esse dia dedicado à celebração da vida eterna das pessoas já falecidas não e reconhecido pela igreja protestante. Segundo eles, não há motivo para comemorar, já que a data não é mencionada na Bíblia.
Agora que você já sabe tudo sobre o feriado de Finados 2012, você poderá tirar o dia para visitar seus parentes já falecidos nos cemitérios ou até mesmo tirar o dia para descanso ou viajar.





















 Pesquisa google: H. Marinho
Pedimos desculpa pelo atraso da matéria, mas não foi possível postarmos antes, motivo problema em nosso PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário