sábado, 6 de outubro de 2012

RURÓPOLIS RECEBE A CRUZ E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA, SIMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ).

A CRUZ DA JORNADA SEGUIDA POR DEZENAS DE FIÉIS
O ÍCONE DE NOSSA SENHORA

Padres Josef Matang e Jean Paul
 Com a presença do Pároco da Igreja Matriz Padre Josef Mapang e seu auxiliar Padre Jean Paul, foi recebido em Rurópolis, oriundos da cidade de Itaituba, a CRUZ e o ícone de NOSSA SENHORA, os principais símbolos do movimento A Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Conforme o cronograma de Padre Josef, foi realizado uma carreata, visitando várias comunidades, dentre elas, a saber: Aparecida, no Bairro Bela Vista; São José, Bairro Arroz; São Raimundo, Bairro Leitoso e encerramento com a Santa Missa, que será realizada nas dependências da Igreja Matriz São Francisco de Assis, no Bairro Central, com início às 18:00 horas.  

Padre Jean Paul em frente a Igreja de Nossa Senhora Aparecida
onde iniciou a carreata

Após a realização da eucaristia, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora, seguirá viagem para a cidade de Placas. Padre Josef e Padre Jean Paul, agradece a presença dos fiéis que participaram da carreata, e disse que ficou muito feliz em contar com a participação maciça dos católicos.Vamos saber um pouco, o que vem a ser realmente a “Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”: A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o Mundo, Católicos e de outras confissões. É presidida pelo Santo Padre e celebra-se de três em três anos.

Padres e irmão, Missionários da Congregação do Verbo Divino
 As JMJs nasceram de grandes encontros de jovens com o Papa João Paulo II. Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Nesse evento o Papa João Paulo II entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira JMJ foi diocesana, realizada em Roma no ano de 1986. O primeiro encontro internacional aconteceu em Buenos Aires, em 1987.

Padre Josef Matang
 Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
Durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil no dia 10 de maio de 2007, no encontro com os jovens no Estádio do Pacaembu a Igreja Católica Brasileira através de Dom Eduardo Pinheiro (na época o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB), apresentava a disposição em sediar uma Jornada Mundial da Juventude.     

Padres e Ministras da Eucaristia
 Aos 21 de agosto de 2011, Bento XVI anunciou que a cidade do Rio de Janeiro será a sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude. No dia 24 de agosto de 2011 o Papa Bento XVI escolheu o tema para a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. O tema é um versículo do Evangelho de Mateus: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19) Com dois anos de antecedência da Jornada Mundial da Juventude 2013, o Brasil recebeu a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos das jornadas, no dia 18 de setembro de 2011 em um grande evento, intitulado de Bote Fé, na capital de São Paulo, iniciando a peregrinação da cruz e do ícone pelas dioceses brasileiras e por outros países, como: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
VEJA AS FOTOS DO EVENTO

Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos







 





































































































Informações pesquisadas por Padre Josef Matang e H. Marinho.
Fotografias e edição: H. Marinho.
Apoio: H. Marinho Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário