segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE RURÓPOLIS ELEGE NOVA DIRETORIA.


Chapa "UNIÃO SINDICAL"
Neste domingo 15/01, aconteceu o congresso do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rurópolis, (STTR), a chapa denominada UNIÃO SINDICAL, encabeçada por Marciano Lira foi eleita com a maioria absoluta dos votos.
Três chapas concorreram às eleições do STTR, chapa número 01- denominada “união sindical” encabeçada por Marciano Lira; chapa numero 02 – encabeçada por  Domingas Bonfim Santiago e a Chapa numero 03 – “Unir Para Crescer”, liderada pela atual ex-presidente, Andreza Cristina da Veiga.
O pleito eleitoral inicialmente marcado para as 08h00min horas, só começou as 09h30min. Um dos fatores que fez atrasar o inicio da votação foi a grande quantidade de chuva que caiu durante toda a noite anterior e se prolongou por todo o dia.  Outro fator, esse o principal, foi à falta de organização da Comissão Eleitoral. 

Marciano na hora do voto
Apenas um membro da comissão eleitoral encontrava-se no local, para tentar resolver os muitos problemas existentes, para que fosse dado o inicio aos trabalhos. Entre si, os fiscais resolveram que pra ter direito ao voto, o sócio teria que estar com o recibo de quitação e ter o seu nome em uma lista geral de associados. Por isso, muitos associados, mesmo com suas obrigações em dias, não conseguiram votar, pois a direção não elaborou uma lista das pessoas aptas ao voto. Alguns associados mesmo levando seus recibos de confirmação de quitação, eram barrados, por que seus nomes não constavam como quites nessa listagem geral. Nessa lista geral estava tudo misturado, estavam associados quites e não quites inclusive muitos que já não são mais sócios e outros que já faleceram. Resumindo, foi uma total desorganização.
Associados na fila para votar

O caso que ficou mais evidente da má fé usada pela senhora tesoureira Marizete Landi, foi o da senhora Hilda Meurer de Pares, associada, que em tempo hábil foi ao sindicato pagou suas mensalidades num total de duzentos reais, para poder exercer os seus direitos, pagou até Janeiro/2012, e mesmo assim não pôde votar. A tesoureira não entregou a carteira de sócia, pois desconfiava que senhora Hilda não votaria na candidata que Marizete apoiava, (Andreza). A senhora Hilda ficou revoltada, mas mesmo assim não foi permitido que a mesma votasse. Esse foi apenas um dos inúmeros casos que a agora ex-direção, usou pra tentar permanecer no STTR.
 
Mesa receptora
O Pleito foi bastante concorrido, pareceu um aquecimento já para as eleições de outubro vindouro, quando haverá a campanha eleitoral para escolha de prefeitos e vereadores. Os candidatos usaram todos os meios para buscas cada voto. Associados, aposentados contribuintes, os votos foram literalmente buscado nas residências de cada pessoa, já que a grande quantidade de chuva não permitia que principalmente os aposentados saíssem de casa.

senhora Rosita



A senhora Rosita que mesmo com a perna fraturada e em cadeira de rodas foi conduzida até as urnas para votar no seu candidato. 


senhor Valdomiro cumprindo com o seu dever
Outro que também não deixou de dar o seu voto, foi o senhor Valdomiro Bizonhim, de 77 anos e deficiente de uma das pernas. Mesmo assim foi lá dar a sua contribuição ao seu candidato.
A eleição aconteceu em dois locais: na comunidade Divinópolis km-70, onde existe uma sub sede e diversas delegacias sindicais. Em Divinópolis teve 152 votos válidos: 67 para Marciano, 61 para Andreza Cristina e 24 para Domingas Bonfim Santiago. Na sede do Município (Ginásio Almir Gabriel) onde aconteceu a votação, a apuração começou às 17 horas, e logo se viu que o favoritismo de Mariano Lira se tornaria realidade. Ao anunciar os votos, o mesário chamava duas ou três vezes o nome de Marciano e uma vez o das outras candidatas. O resultado foi anunciado pelo senhor Altair Costa Martine: chapa nº 01-Marciano Lira 346 votos.  Chapa nº 02-Domingas Bonfim Santiago 116 votos, Chapa nº 03 – Andreza Cristina 139 votos.

Carlinho Lima da Silva - FETAGRE

Total:
 Marciano Lira: 413-votos.

Andreza Cristina: 200-votos.
Domingas Bonfim: 140-votos.
Total de votos válidos: 753 votos,
A Eleição foi fiscalizada pelo representante da FETAGRE, Carlinho Lima da Silva, que ao final da eleição disse que o processo transcorreu normalmente e que a eleição foi legitima sem nenhum problema que pudesse levar a uma possível impugnação.
 
Carreata da vitória

Após a apuração a chapa vencedora fez uma carreata do ginásio até a frente do STTR, onde o presidente Eleito falou, agradecendo os votos recebidos e prometeu cuidar da entidade de forma a atender melhor seus associados.
Discurso do Presidente eleito
em frente ao STTR

Reportagem e fotografia: Paulino Mágno
Redação e postagem: H. Marinho 





Nenhum comentário:

Postar um comentário