terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CEPLAC, ÚNICO ÓRGÃO ATUANTE EM RURÓPOLIS E REGIÃO

Tivemos o prazer de conversar com José Mário Barbosa de Barros, um dos técnicos agrícolas mais antigos na região. José Mário é oriundo do Estado de Pernambuco e chegou à região ainda jovem começando seus trabalhos no INCRA e posteriormente foi transferido para a CEPLAC. Funcionário competente naquilo que faz, e hoje está desenvolvendo um grande trabalho, juntamente com seus companheiros, tanto na região do município de Rurópolis, como também na região do município de Aveiro. Para conhecimento, solicitamos ao mesmo, que falasse um pouco sobre a atividade da Instituição e explicasse o que quer dizer a sigla “CEPLAC” além do por extenso Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.

José Mário Barbosa

SP: Em primeiro lugar, quando foi criada a CEPLAC?
JM: A CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) foi criada em fevereiro de 1957, no estado da Bahia. Hoje suas atividades abrangem as regiões produtoras de cacau nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia, sob o comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento-MAPA.
SP: No Estado do Pará, qual a área de atuação da Superintendência Regional?
JM: A Superintendência do Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado do Pará – SUEPA , atua em 50 municípios, com sua sede localizada em Belém, capital do Estado.
SP: Quais as atividades coordenadas por essa Superintendência?
JM: Tirando as de menor relevância, a superintendência coordena as seguintes atividades: Pesquisa e experimentação, através do serviço de pesquisa – SEPES; Assistência Técnica e Extensão Rural, através do serviço de Extensão – SEREX; Apoio ao Credito Rural; Capacitação de técnicos, Produtores e Trabalhadores Rurais; e outras atividades afins.
SP: Quais são os dados conquistados com os trabalhos de assistência e extensão rural no Estado do Pará?
JM: Os trabalhos de assistência técnica e extensão rural no estado do Pará contemplam em seu universo: (dados de 2009) Território da cidadania: 06; Propriedades atendidas: 11.914; Área Assistida: 92.194,0000 ha; Produção: 62.000 toneladas; Geração de empregos: 181 mil; ICMS arrecadado: 28 milhões.
Além disso, a CEPLAC mantém 03 campos experimentais: um localizado no município de Medicilândia, com capacidade de produção de 12 milhões de sementes híbridas de cacau por ano, um segundo no município de Marituba, na qual se encontra instalado o maior banco de Gemoplasma do mundo, local onde está concentrado todo material genético de cacaueiros coletados e/ou introduzido na Amazônia. E o terceiro campo localizado no município de Tucumã.

Ténico José Mário

SP: Os trabalhos da CEPLAC anteriormente eram mais voltados para as áreas sentido Rurópolis / Placas. Quando foi decidido que valia apenas investir em outras áreas e qual os frutos colhidos dos trabalhos realizados, principalmente na região de Aveiro?
JM: Em 2009 começamos a trabalhar diretamente na região de Fordlândia, onde em audiência com a Prefeita Gorete, foi cedido à CEPLAC, 02 técnicos agrícolas, funcionários da prefeitura, para ajudar na assistência técnica aos produtores rurais do município. Atualmente contamos somente com 01 técnico. Nesse mesmo ano, distribuímos 125.000 sementes hibridas de cacau para 40 produtores.
Em 2010 o prefeito Sales alugou o prédio onde atualmente este localizado o escritório da CEPLAC em Fordlândia. Nesse ano foram distribuídas 200.000 sementes hibridas de cacau para 69 produtores. Também elaboramos e foi aprovado junto ao Banco da Amazônia agencia de Rurópolis 18 projetos de financiamento para plantação de cacau, perfazendo um total aproximado de mais de R$ 350.000,00 (quinhentos mil reais).
Em 2011 com o apoio do atual prefeito Ranilson e do secretário de agricultura Ulisses, que cederam para trabalhar no escritório de Fordlândia mais 03 funcionários da Prefeitura (01 administrativo e 02 auxiliares) e o aluguel do prédio e tem dado todo apoio logístico no que se refere ao deslocamento de barco e carro para a entrega de sementes aos produtores, a CEPLAC distribuiu no município de AVEIRO este ano, 400 mil sementes hibridas de cacau para 167 produtores rurais, tanto na Transfordlândia como na região de Brasília Legal, onde tivemos a oportunidade juntamente com a equipe da secretaria de agricultura de participarmos de várias reuniões nos projetos de assentamentos. Também elaboramos 25 projetos de financiamentos para plantio de cacau e gado de leite. Totalizando um montante de mais de R$ 700, 000,00 (setecentos mil reais). Ainda na região entre Fordlândia e Brasília Legal tivemos a oportunidade de conhecer varias áreas de cacau com mais 150 anos de existência, segundo informações do produtor. Já encaminhamos relatório para Belém solicitando a vinda de uma equipe de pesquisadores da CEPLAC para melhor avaliar e detectar a real idade dos cacaueiros.
SP: Pelo acima exposto, parece que tudo está sendo fácil para realização dos serviços, mas, sabemos que a realidade é bem outra. É preciso muita luta para se conseguir trabalhar, principalmente pela falta de recursos, sendo eles, financeiros, material humano, falta de apoio, etc... Para encerrar: Para um melhor atendimento aos produtores na parte de financiamentos, em sua opinião, qual o maior entrave?
JM: Um dos maiores entraves, para aumentar o numero de financiamentos é a emissão da DAP (declaração de aptidão ao Pronaf) que nos projetos de assentamentos só quem emite é o INCRA, o que limita os produtores das vicinais da Transfordlândia, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e nas regiões do Egito, Boa Esperança e Brasília Legal de terem acesso ao crédito rural.
Esperamos em 2012 continuarmos contando com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo, para a melhoria de vida dos produtores rurais do município de Aveiro e região.

NOSSOS COMENTÁRIOS: quando colocamos no título "CEPLAC, único órgão atuante em Rurópolis e região" é porque realmente desconhecemos outro que esteja cumprindo com suas obrigações. Se tiver e quiser divulgar seus trabalhos, teremos o maior prazer em mostrar a eficiência, apesar de que estar fazendo o seu trabalho, não está fazendo mais que obrigação, pois estão sendo bem pagos.

Matéria e Postgem: H. Marinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário